Trabalhar com Java dá dinheiro?
11/09/2013 10:15
Será que trabalhar como programador Java rende um bom salário? Essa é uma pergunta que sempre me fazem e por isso achei oportuno discutir o assunto.
Gosto de acompanhar as pesquisas salariais dos cargos de TI porque elas sempre geram polêmicas! Nos comentários normalmente tem aqueles que dizem que os salários são muito fantasiosos, outros que dizem que estão muito baixos e por aí vai. Claro que existe uma variação da média salarial por localidade. Há cidades que, em média, pagam mais, outras menos. Tenho muitos amigos que moram no interior de SP e vem para a capital porque aqui os salários são melhores. E a variação também é normal de empresa para empresa.
Vejam só o que a pesquisa da INFO diz sobre a média salarial para o cargo de Analista Programador Java.

Quem ainda não trabalha na área e vê o salário de R$ 3.900,00 para um Júnior, já deve pensar "Esse é o emprego que pedi a Deus!", mas acalme-se! Note que esse salário é para Analista Programador. Na teoria, a pessoa que atua nas duas vertentes (análise e programação) provavelmente já tenha alguma bagagem de conhecimento. Em muitas empresas que passei, para chegar a este cargo, antes você ficava alguns anos apenas como Programador. E como Programador Junior já vi salários que variavam entre R$ 1.200,00 e R$ 2.500,00. E aí quando se tornava Analista, ganhava realmente essa média informada na pesquisa.
Particularmente, pelas empresas que passei, seguiam essa média de salarios para o cargo de Analista. Em geral, não conheci ninguém que já começou ganhando esse valor. Mas muitos que passaram pelo estágio, depois se tornaram programadores e em cerca de 2/3 anos chegaram ao salário de Analista Júnior. Acredito que tudo varia de profissional para profissional. Alguns crescem muito rápido e ganham muito dinheiro em pouco tempo, porque tem uma capacidade excepcional de aprender (e claro, um pouco de sorte!) e acabam sendo promovidos rapidamente.
Mas e aí, afinal, trabalhar com Java dá dinheiro? Bom, em geral os cargos de TI são bem remunerados. Com Java não é diferente! Dá pra garantir a cervejinha gelada com os amigos ;-D
Fonte: https://info.abril.com.br/carreira/salarios/
—————